OpenAI anuncia novo modelo e cita foco em segurança

GPT-6 Astra


GPT-6 vai estar disponível primeiro para empresas que fazem parte do daybreak (programa de cibersegurança da OpenAI) a partir de hoje. Segundo a OpenAI, nos próximos dias estará disponível para todos os usuários Plus, Pro, Business e via API. Por enquanto, não há previsão para que o modelo seja liberado para usuários não-pagantes.

Empresas que testaram o modelo relatam ganhos de qualidade e eficiência. Alex Mashrabov, CEO e cofundador da Higgsfield AI, afirmou que o Astra “executa nossos fluxos criativos mais complexos” e que “usa até 20% menos tokens do que outros modelos que testamos”, o que, segundo ele, se traduz em “saída de maior qualidade” para clientes.

Harvey diz que o Astra se saiu melhor do que o GPT-5.6 Sol em tarefas jurídicas. Niko Grupen, chefe de pesquisa aplicada da empresa, afirmou que o modelo “se destaca ao abordar o trabalho jurídico como um advogado criterioso”, ao “distinguir documentos de registros estabelecidos”, identificar suposições sem base e transformar lacunas em posições de redação.

O que muda em cibersegurança?

A OpenAI divulgou alguns resultados de testes, mas ainda não publicou documentação técnica completa nem detalhes suficientes para validação independente das alegações.

!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’); fbq(‘init’, ‘1425099884432564’); fbq(‘track’, ‘PageView’, { content_name: ‘OpenAI lança o GPT-6 Astra com foco em segurança e tarefas complexas’, content_ids: [77838,13703,83153,79794,81026,83158], is_closed: false, });



Fonte da notícia: UOL Tecnologia https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2026/09/03/openai-apresenta-gpt-6-astra-e-diz-que-modelo-foca-em-alinhamento.ghtm