25 ganhadores da Medalha Fields, equivalente ao Nobel de matemática, alertaram em carta hoje para um possível “efeito destrutivo” da inteligência artificial (IA) nas pesquisas nessa disciplina.
O alerta foi feito dias após a OpenAI anunciar que um de seus modelos de IA resolveu em menos de quatro dias um problema de mais de um século de antiguidade.
A IA “oferece o potencial de reforçar e acelerar o estudo e a compreensão da matemática”, escreveram os pesquisadores. “Como profissão, a matemática terá que se adaptar a essas mudanças de várias maneiras.”
!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’); fbq(‘init’, ‘1425099884432564’); fbq(‘track’, ‘PageView’, { content_name: ‘Grupo de matemáticos alerta para 'efeito destrutivo' da IA na disciplina’, content_ids: [77838,13703,81917,82253,79794,52596,81430], is_closed: false, });
Fonte da notícia: UOL Tecnologia https://www.uol.com.br/tilt/noticias/afp/2026/09/11/grupo-de-matematicos-alerta-para-efeito-destrutivo-da-ia-na-disciplina.htm







