IA já compra por nós, e isso muda a economia como a conhecemos

Diogo Cortiz


As marcas gastam fortunas em publicidade construída para capturar atenção humana, o que o agente simplesmente descarta. Ao mesmo tempo, o carimbo da plataforma influencia diretamente a escolha do modelo.

Então, quem acumula poder nesse rearranjo não é a marca, mas a plataforma que controla o selo.

Outro fato relevante é que o viés de posição, a escolha dos primeiros produtos, persistiu mesmo quando os pesquisadores pediram explicitamente ao agente para que ignorasse isso.

Nenhuma mudança no produto, no preço, nas avaliações, na foto. Só no texto. Algo parecido também acontece com o humano, mas agora os algoritmos também entram para otimizar o próprio processo.

!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’); fbq(‘init’, ‘1425099884432564’); fbq(‘track’, ‘PageView’, { content_name: ‘IA já compra por nós, e isso muda a economia como a conhecemos’, content_ids: [82664,13703,80789,79601,79220,77838,79222,82370,82487,82253,81430,83158], is_closed: true, });



Fonte da notícia: UOL Tecnologia https://www.uol.com.br/tilt/colunas/diogo-cortiz/2026/03/28/ia-ja-compra-por-nos-e-isso-muda-a-economia-como-a-conhecemos.htm