O Gemini 3.0, a próxima versão da inteligência artificial do Google, pode ser capaz de gerar interfaces funcionais de sistemas operacionais como iOS e Windows. A informação surgiu de um usuário que alegou já testar o novo modelo e publicou diversos vídeos demonstrativos em sua conta na rede social X.
Nos conteúdos compartilhados por Chetaslua, a IA demonstrou ser capaz de replicar funcionalidades muito próximas das versões reais dos sistemas operacionais, como animações, controle de janelas, aplicativos simulados, ferramentas específicas e até acesso a um navegador de internet. No caso do iOS, o usuário conseguiu inclusive replicar a clássica interface do iPhone 3G.
O clone do Windows trouxe um diferencial ainda mais impressionante: um terminal com a linguagem de programação Python rodando o famoso “Jogo da Cobrinha” diretamente de dentro da simulação.
No entanto, existem limitações. As simulações não são perfeitas, apresentando diversas inconsistências e sem toda a completude do sistema real, já que é feito a partir de uma única linha de prompt.
O Gemini 3.0, que tem lançamento especulado para 22 de outubro, deve contar melhorias de latência e custo. É esperada também uma integração nativa de outras IA da empresa, como a Veo, que recebeu uma nova versão melhorada da IA generativa de vídeos no dia de hoje (16). Você pode saber mais detalhes clicando aqui.
Essa nova capacidade do Gemini 3.0 é bastante similar a uma funcionalidade já presente no Claude Sonnet 4.5, da Anthropic, que também permite aos usuários gerar interfaces funcionais. O modelo é atualmente descrito como o melhor do mundo para tarefas de programação e já está disponível com todos os seus recursos para os assinantes do plano Max.
Quer acompanhar as novidades sobre inteligência artificial? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e TikTok.
Fonte da notícia: Novidades do TecMundo https://www.tecmundo.com.br/internet/407854-gemini-30-pode-criar-interface-do-ios-e-windows-segundo-rumor.htm
Francesco Casagrande