Esta estratégia estabelece a meta de implantar aproximadamente 10 milhões de robôs até 2040 e, com a inclusão dos setores de restaurantes, fabricação de alimentos e medicina, promoverá vigorosamente a implementação social em um total de 18 áreas. Ryosei Akazawa, ministro da Indústria do Japão
O projeto tem como base a Noetra, um consórcio criado para desenvolver um grande modelo de inteligência artificial totalmente japonês. Atualmente, a iniciativa reúne gigantes como Sony, Honda, NEC e SoftBank.
O governo também pretende atrair dezenas de outras empresas dos setores automotivo, eletrônico, financeiro e de logística. Segundo o Japan Times, o consórcio pode chegar a 44 empresas participantes.
Outra meta do governo é descentralizar os investimentos em tecnologia. Em vez de concentrar os projetos apenas na capital, Tóquio, a estratégia prevê levar o desenvolvimento da inteligência artificial e da robótica para outras regiões do país.
!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’); fbq(‘init’, ‘1425099884432564’); fbq(‘track’, ‘PageView’, { content_name: ‘O que está por trás do plano japonês de ter 10 milhões de robôs até 2040’, content_ids: [13703,13703,81965,81026,83723,79794,81430], is_closed: false, });
Fonte da notícia: UOL Tecnologia https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2026/07/08/japao-investe-bilhoes-para-colocar-10-milhoes-de-robos-em-operacao-ate-2040.ghtm







