“Precisamos garantir os elementos centrais da IA mais rapidamente do que qualquer outro país”, afirmou o presidente em um discurso televisionado.
A Samsung e a SK Hynix investirão 800 trilhões de won (US$ 518,30 bilhões) para construir, cada uma, duas novas fábricas de chips na região sudoeste da Coreia do Sul, disse o ministro da Indústria, Kim Jung-kwan.
Lee disse que a cidade de Gwangju, no sudoeste do país, e a província de Jeolla do Sul também investirão de cinco a 20 trilhões de won nos projetos. Outros 81 trilhões de won estão previstos para um polo de embalagem de chips na região de Chungcheong, perto de Seul.
“Para atender à demanda por semicondutores, que cresce rapidamente, precisamos concluir com rapidez os centros de produção que estão atualmente em construção”, disse Lee.
Lee afirmou que o sudoeste abrigará grandes clusters de produção de chips, aproveitando a energia abundante e subutilizada.
!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’); fbq(‘init’, ‘1425099884432564’); fbq(‘track’, ‘PageView’, { content_name: ‘Coreia do Sul lança plano bilionário de chips para dominar mercado de IA’, content_ids: [77838,13703,81917,79794,81026,81430], is_closed: false, });
Fonte da notícia: UOL Tecnologia https://www.uol.com.br/tilt/noticias/reuters/2026/06/29/coreia-do-sul-lanca-plano-bilionario-de-chips-para-dominar-mercado-de-ia.htm
