Meta abre exceção no Brasil para chatbots no WhatsApp

Imagem


A empresa atualizou os termos do WhatsApp Business na quinta-feira, dizendo que fornecedores de tecnologia de inteligência artificial estão estritamente proibidos de usar o aplicativo para disponibilizar suas ferramentas. O texto afirma, no entanto, que elas ainda podem ser disponibilizadas aos usuários do WhatsApp que tenham registrado números de telefone com código de país italiano ou brasileiro.

A Meta já havia anunciado, no ano passado, que as novas regras entrariam em vigor em janeiro, mas não havia comentado sobre exceções ao Brasil.

No caso da Itália, a empresa também enfrenta um processo similar ao do Cade, e já havia anunciado nesta semana que afrouxaria as regras para números italianos.

Um porta-voz da Meta disse que a empresa vai recorrer da decisão do Cade, e classificou as alegações de anticoncorrência contra a companhia como equivocadas. Segundo a companhia, o surgimento de chatbots na plataforma do WhatsApp Business sobrecarrega sistemas da empresa.

!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’); fbq(‘init’, ‘1425099884432564’); fbq(‘track’, ‘PageView’, { content_name: ‘Meta abre exceção no Brasil para chatbots no WhatsApp após investigação do Cade’, content_ids: [75048,13703,81917,79794,81026,83524], is_closed: false, });



Fonte da notícia: UOL Tecnologia https://www.uol.com.br/tilt/noticias/reuters/2026/01/16/meta-abre-excecao-no-brasil-para-chatbots-no-whatsapp-apos-investigacao-do-cade.htm