Apple lança novos óculos Vision Pro com inteligência artificial e chip mais potente




Apple Vision Pro: veja primeiras impressões sobre óculos de realidade virtual
A Apple apresentou nesta quarta-feira (15) a segunda geração dos óculos de realidade virtual Vision Pro.
Segundo a empresa, o novo modelo traz como novidades recursos de inteligência artificial, melhor desempenho de bateria e renderização de tela aprimorada.
O g1 testou a primeira versão do dispositivo alguns meses após o lançamento, em 2024 (veja no vídeo acima).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
O processador que equipa agora a segunda geração é o M5, desenvolvido pela própria Apple. De acordo com a empresa, o chip oferece desempenho mais rápido, detalhes mais nítidos na tela e maior duração de bateria.
A nova versão chega aos Estados Unidos custando a partir de US$ 3.499 (cerca de R$ 20 mil, na cotação atual). A Apple não informou se os óculos serão vendidos no Brasil — a primeira geração não chegou a ser comercializada no país.
Apple Vision Pro de segunda geração.
Divulgação/Apple
A alça que prende os óculos à cabeça, chamada de Dual Knit Band, também foi atualizada. Segundo a Apple, ela está mais macia e acolchoada para oferecer maior conforto durante o uso.
“O Vision Pro com M5 funciona em conjunto com o chip R1, que processa a entrada de 12 câmeras, cinco sensores e seis microfones e transmite novas imagens para os monitores em 12 milissegundos para criar uma visão em tempo real do mundo”, explicou.
Na parte de autonomia, a Apple afirma que uma única carga garante até duas horas e meia de uso geral ou até três horas de reprodução de vídeo.
Além dos EUA, os novos óculos estão disponíveis na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.
Novo Apple Vision Pro
Divulgação/Apple
O sistema operacional dos óculos é o visionOS 26, que agora incorpora recursos do Apple Intelligence, plataforma de inteligência artificial da empresa para seus dispositivos.
“Os widgets se integram perfeitamente ao espaço do usuário e reaparecem toda vez que ele ativa o Vision Pro, facilitando a verificação da hora ou do clima, a reprodução de música ou podcasts, a decoração do espaço com fotos ou o acesso ao ChatGPT”, disse a companhia.
Segundo a Apple, o Vision Pro oferece acesso a mais de um milhão de aplicativos e a centenas de filmes em 3D que podem ser assistidos diretamente pelos óculos.
Apple Vision Pro
Reprodução/Apple
Deu ruim: lançamento de óculos da Meta é marcado por falhas
iPhone Air: primeiras impressões do celular fininho e quais são seus rivais
Agente do ChatGPT reserva restaurante, faz compra, mas erra ao insistir demais



Fonte da notícia: g1 > Tecnologia https://g1.globo.com/inovacao/noticia/2025/10/15/apple-anuncia-segunda-geracao-do-oculos-vision-pro-com-ia-e-processador-m5.ghtml