Paredão de som é apreendido e responsável é multado em R$ 10 mil

Um veículo que utilizava um paredão de som na cidade de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, foi apreendido na noite dessa sexta-feira (15) pela Polícia Militar. A ação fez parte da Operação Semana Santa, que segue com os tabalhos até este domigo (17).

A apreensão foi registrada durante as fiscalizações para combater a poluição sonora. Uma das viaturas se deparou com o veículo com som abusivo e dimensões maiores que o próprio automóvel e, ao realizar aferição com o decibelímetro, foi constatada a irregularidade.

Na ocasião, o infrator e o veículo foram conduzidos para a delegacia da cidade de Mamanguape. Ele também foi autuado com multa de R$ 10 mil.

A população pode fazer denúncias sobre perturbação do sossego através do número 190. As ocorrências podem ser atendidas por qualquer viatura da Polícia Militar que, ao constatar a perturbação, conduz o causador para a delegacia.

Quando o volume de som ultrapassa 55 decibéis durante o dia ou 50 à noite, no caso de áreas residenciais, o causador pode responder por crime ambiental de poluição sonora, que prevê multa e apreensão do aparelho sonoro.