Educação de Conde inicia ano letivo de 2022 com Semana Pedagógica

A Prefeitura Municipal de Conde, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) está promovendo a Semana Pedagógica “Partilhando Saberes” com o intuito de preparar o corpo docente e demais profissionais da rede municipal de ensino para o início do ano letivo de 2022.

 

Além de um espaço para compartilhamento de experiências da docência, o encontro conta com apresentações culturais, como a do grupo Coco dos Meninos, e palestras com especialistas da área. O professor, publicitário e humorista, Diego Curvêlo, abriu a rodada de exposições com a palestra “Sorte é para os fracos”.

 

Entre os temas em debate estão: disposições curriculares pedagógicas para a Educação Infantil; alinhamento pedagógico da Matriz Curricular; ética e profissionalismo no ambiente de trabalho; o papel do gestor na unidade escolar; um olhar para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); e a compreensão de leitura na perspectiva dos gêneros orais e escritos a partir de sequências didáticas.

 

“Estamos reiniciando nossas atividades, possivelmente de forma presencial. Os cuidados devem ser tomados, as atitudes devem ser melhor pensadas e o cotidiano no ambiente escolar deve ser primorosamente revisto”, afirmou a secretária Kaline Barboza. “Partilhar saberes é algo necessário para um bom desenvolvimento educacional e fazemos isso por acreditar na capacidade do ser humano de se reinventar, superando as dificuldades”, completou.

 

A prefeita Karla Pimentel participou do encontro e elogiou os profissionais da Educação pelo desempenho no momento mais crítico da pandemia da Covid-19, ao longo do ano de 2021. “Provamos, em um ano de pandemia, que podemos quando amamos”, disse a prefeita creditando os bons resultados do último ano letivo à maneira amorosa com que os profissionais enfrentaram as adversidades.

 

“Nas mãos das senhoras e senhores aqui presentes passam joias raras do Conde. Aqueles mesmos meninos e meninas que em breve vão escrever a nossa história”, salientou a prefeita. “Deus nos deu um papel e uma missão de grande responsabilidade”, finalizou.

 

A Semana Pedagógica se encerra na noite desta sexta-feira (28), no Núcleo de Cultura, com um encontro entre professores e supervisores da EJA onde será discutido o alinhamento pedagógico da Matriz Curricular para os alunos contemplados pelo programa.

 

Texto: Eudes Santiago/SECOMD