Mais saúde: Prefeitura de Bayeux faz entrega de Centro de Testagem e Aconselhamento para a população ter acesso ao diagnóstico completo de IST/AIDS

Na tarde da última segunda-feira (6), a Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) na Policlínica Benjamin Maranhão, em alusão a Campanha Dezembro Vermelho – mês de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O CTA é um serviço de porta aberta para que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis, ao mesmo tempo em que possibilita o contato com grupos que se encontram em situação de maior risco e vulnerabilidade. O CTA compõe a lista dos diversos Centros de Testagem e Aconselhamento que fazem parte do Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde Oferece testagem rápida para o HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C, diagnóstico e tratamento das outras ISTs.

De acordo com a secretária de Saúde, Rosiene de Sarinho, o sigilo e o aconselhamento pré e pós-teste são garantidos. “Não é necessário qualquer tipo de preparação prévia, como jejum. No dia da consulta, traga sua carteira de vacina, e também estamos disponibilizando preservativos masculino e feminino”, finalizou a secretária.

QUEM PODE REALIZAR OS TESTES RÁPIDOS PARA DST’s

Os usuários de Bayeux que tenha interesse em realizar os testes rápidos para DST’s, com intuído de prevenção, diagnóstico e tratamento.

QUANDO FAZER A TESTAGEM

– A qualquer momento como estratégia preventiva e de autocuidado
– Durante o pré-natal (gestantes).
– Casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tuberculose ou hepatites.
– Relação sexual (oral, anal ou vaginal) sem camisinha, ou quando a mesma se rompeu.
– Compartilhamento de seringas ou agulhas.

COMO FUNCIONARÁ O CTA DE BAYEUX:

– Demanda espontânea
– O atendimento é realizado por ordem de chegada,
– Segundas a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h;
– O usuário pode ser testado paras as DST’s: Hepatite, Sífilis e HIV