A pedido de comerciantes, Prefeitura de Conde reabre Rua do Sol em Jacumã

A Prefeitura Municipal de Conde reabriu, nesta quinta-feira (19), a Rua do Sol, centro comercial localizado na Praia de Jacumã, que reúne diversas lojas de artesanato, conveniência, supermercado, restaurantes, banca de revistas e lanchonetes. A medida atende pedido dos de diversos comerciantes, que consideram a reabertura da rua como essencial para o fortalecimento da economia local.

A reabertura será feita de forma planejada e ordenada. De segunda a quinta-feira, a rua será aberta de forma integral, durante todo o dia, com livre acesso de veículos de turistas, comerciantes e a população em geral. Já nas sextas-feiras, sábados e domingos a rua será fechada pela Guarda Municipal, das 16h às 22h, sendo permitido apenas o trânsito de pedestres, neste horário. A via também terá sentido único, devidamente sinalizado, e será permitido apenas o estacionamento de bugues e veículos de turismo, para embarque e desembarque de turistas.

 

A empresária Eloísa Telles, da loja Empório Sertão, afirma que com a reabertura aumentará o número de clientes. “Faz sete anos que trabalho nesta loja. Antigamente quando era aberta tínhamos pessoas, clientes passando e descendo aqui. Depois que fechou não há mais clientes. Queremos ver Jacumã tão conhecida quanto Tambaba e Coqueirinho”, declarou Eloísa em vídeo, solicitando a reabertura.

 

Lenice, da Banca de Revista, afirmou que a reabertura da rua fará com que que “o turismo floresça no litoral de Conde, que é lindo e maravilhoso, mas que está precisando de um acesso às praias. “Quero muito que a Rua do Sol seja reaberta”, completou. Os comerciantes Pedro, um dos proprietários do Pit Stop, e Ramon Lima Fernandes, dono do Campina Salgados, também concordam com a abertura. “Se abrir vai melhorar o comércio”.

O comerciante Zinho, que tem 58 anos, e é nascido em Jacumã, disse que nunca viu uma rua sendo a principal da praia permanecer fechada. “O certo é que ele fique aberta para que as pessoas tenham o prazer e o privilégio de desfrutar da Praia de Jacumã”, comentou.

Rejane, do supermercado Jacumã, é comerciante em Jacumã há mais de 30 anos. “Eu venho aqui afirmar que eu sou a favor da reabertura da Rua do Sol. Que ela seja reaberta para melhorar a movimentação e a vida dos comerciantes”, disse no vídeo.

Outros comerciantes que gravaram vídeos defendendo a abertura da rua fora: Antônio Carlos Lopes, da Budega; o chefe Tizziano, do restaurante Tratoria Casa Rústica.