Prefeitos do Consórcio Metropolitano discutem cooperação para aplicar segunda dose da vacina contra a Covid-19

A definição de formas de cooperação para garantia da aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 foi a principal questão pautada durante reunião do Metro+, consórcio que reúne 12 municípios da Região Metropolitana de João Pessoa. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (28), no Paço Municipal.

“Discutimos principalmente o tema das vacinas, no que se refere à segunda dose. Há um consenso de se fazer uma gestão junto ao Governo do Estado para que nos ajude a fazer uma distribuição com sensibilidade sobre o prazo de vencimento. Além disso, pensamos que aqueles municípios que puderem ter doses disponíveis possam ofertar para outro que tenha déficit até a próxima remessa”, explicou o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

O prefeito de Lucena, Leo Bandeira, avaliou o encontro como positivo. “Pudemos analisar a situação de cada Município e verificar se aquele que tem uma folga na quantidade de doses pode ajudar o outro. Este é um lado muito positivo desta iniciativa. As pessoas estão precisando e nós temos que nos mobilizar. Este é o objetivo do consórcio”, declarou.

O vice-prefeito Leo Bezerra e a secretária executiva da Saúde, Rossana Sá, também participaram do encontro. “Nosso interesse era alinhar a questão da vacinação e se colocar à disposição do consórcio. Hoje avançamos muito. Entendemos os problemas de cada Município, fizemos uma avaliação e na próxima reunião já vamos trazer benefícios, um ajudando o outro”, adiantou Leo Bezerra.

Educação

Outro tema discutido foi a vacinação dos profissionais para viabilizar a volta às aulas presenciais. “Queremos priorizar a educação, trabalhadores e professores, para que possamos retomar as aulas com toda a cautela e protocolo”, afirmou Cícero.

O consórcio Metro+ está em fase final de implantação oficial. Todos os 12 municípios participantes já tiveram suas leis aprovadas pelas respectivas Câmaras Municipais. A próxima etapa é a discussão do estatuto.

Presentes

Ainda participaram do encontro os prefeitos Aliny Cunha, de Cruz do Espírito Santo; Manoel Júnior, de Pedras de Fogo; Victor Hugo, de Cabedelo; Marcelo Rodrigues, de Alhandra; Luciene Andrade, de Bayeux; Adelma Cristovão, de Pitimbu; e Cristiano Monteiro, de Caaporã. As prefeituras de Santa Rita e Conde foram representadas pelos procuradores municipais Adair Coutinho e Marcos Ramalho. Também integra a iniciativa a cidade de Rio Tinto.