Dia Estadual do Coco de Roda, Ciranda e Mazurca é aprovado por unanimidade na ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (28), projeto de lei que cria o Dia Estadual do Coco de Roda, Ciranda e Mazurca na Paraíba, com o objetivo de valorizar a memória, promover as atividades culturais e estimular as novas gerações a dar continuidade aos gêneros musicais.

Em homenagem a Nossa Senhora Sant´Ana, que é representativa para os mestres e mestras do Coco, da Ciranda e da Mazurca, o dia estadual dessas manifestações deverá ser celebrado em 26 de julho. O Projeto de Lei (PL) 1.909/2020 é de autoria da deputada Cida Ramos (PSB) e aguarda sanção do Governo da Paraíba para entrar em vigor.

A aprovação do PL atende a pedidos de movimentos culturais do estado, tanto de integrantes de grupos tradicionais quanto de novos movimentos de estudos e pesquisas sobre o tema.

Após a lei ser sancionada, o Dia Estadual do Coco de Roda, Ciranda e Mazurca passará a integrar o calendário oficial de eventos do Estado da Paraíba. Tais manifestações representam parte fundamental da formação histórico-cultural da identidade brasileira, em especial a nordestina.

O projeto tem como princípio a valorização do pluralismo dessas expressões: ritmo marcado por instrumentos percussivos, riqueza na linguagem poética, danças, cantos e vestimentas características. A diversidade de identidades também está presente nas danças, que por vezes não possuem apenas caráter profano e adentram em celebrações religiosas.